quarta-feira, 9 de abril de 2008

NOTA PRÉVIA

O motivo que nos levou a escrever este contributo para o aperfeiçoamento da nossa Constitição foi a convicção de que, nos tempos de hoje, os elementos essenciais para resolver os problemas de qualquer país são dois: Organização e Formação.
A organização permite aproveitar da melhor forma os recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis; a formação permite valorizar indefinidamente os recursos humanos. A formação é cara, difícil de pôr em prática e leva tempo a fornecer resultados significativos. A organização não custa dinheiro, é fácil de pôr em prática e fornece resultados significativos a curto prazo.
Infelizmente os Portugueses, por natureza, são avessos à organização e gostam de resolver tudo através da acção individual. Talvez esta seja a explicação para o facto de quando enquadrados numa cultura nórdica ou quando dirigidos por nórdicos serem elementos de valor acima da média e quando envolvidos na sua própria cultura só conseguirem alcançar êxitos ao nível da pequena empresa.
Será por isso indispensável, para que possamos aproveitar todas as nossas elevadas potencialidades, incluir nos cursos superiores o ensino da organização, valorizar o trabalho em equipa a todos os níveis e, ao mesmo tempo, alterar profundamente a actual Constituição, uma vez que uma boa organização do Estado acarreta de imediato elevados benefícios tanto no campo económico como no campo social.
É claro que não alimentamos a ilusão de que todas as ideias que apresentamos neste trabalho sejam aproveitadas. Mas bastará que uma delas o seja para que fiquemos convencidos de que prestamos um bom serviço ao País. Assim o entendam também os políticos.

Nenhum comentário: